A atividade física já demonstrou ser uma das formas mais eficazes de reduzir riscos de mortes por doenças do coração, câncer, diabetes, entre tantas outras. Além do mais, existem inúmeras maneiras de praticar um exercício e, se você souber escolher o que mais combina com sua personalidade, perceberá o quanto isso pode ser revitalizante e, até mesmo, prazeroso.

Como se não bastassem essas vantagens, a atividade física diminui em 30% o risco de uma morte prematura, aumentando, assim, a expectativa de vida de quem a pratica. Agora, também, veremos que seus benefícios podem ir muito além, se expandindo para áreas como a saúde, bem-estar e, por incrível que pareça, a aprendizagem. Confira!

O bem-estar e a atividade física

A atividade física tem a capacidade de aumentar a sensação de bem estar de uma pessoa de diversas maneiras. Quando nos exercitamos, além de perder calorias, nosso corpo libera hormônios, como a serotonina, e substâncias, como a endorfina, responsáveis pelo prazer e a sensação de bem-estar.

Além disso, em curto prazo já é possível sentir os efeitos benéficos de um treino físico. A melhora do humor e a redução do estresse são alguns desses efeitos que até mesmo uma caminhada no parque ou outro exercício leve pode trazer.

A saúde de quem se exercita

No Brasil, o sedentarismo é um dos grandes problemas que atinge a população. Segundo o Ministério da Saúde, pessoas que não praticam nenhuma atividade física têm o risco de morte causado por um acidente vascular cerebral elevado em 50%. Já o risco de morrer por cardiopatia é aumentado em 54%.

Diante desses dados alarmantes, não é difícil perceber o quanto uma prática regular de atividade física pode melhorar nossa saúde, pois ela é responsável pelo aumento do cálcio, pelo fortalecimento do sistema imunológico, pela diminuição tanto do colesterol quanto dos triglicerídeos e, ainda por cima, pela elevação do HDL, conhecido por ser o colesterol bom.

Os exercícios e a aprendizagem

De acordo com Salk Institute, localizado na Califórnia, Estados Unidos, a capacidade cognitiva de pessoas que caminham pelo menos 3 vezes por semana pode ser melhorada em até 15%. Ademais, está comprovado que o aumento da autoestima e, consequentemente, da confiança, atributos que podem contribuir para um melhor desempenho escolar, estão intimamente ligados à prática regular de atividades físicas.

Por conta do aumento das catecolaminas e da circulação sanguínea cerebral, duas atividades essenciais para o funcionamento da memória, os exercícios físicos podem ser uma ótima maneira de consolidar os estudos na cabeça de pessoas de todas as idades. Isso se dá porque a atividade física aumenta o raciocínio lógico e o foco, apura os reflexos e auxilia na fixação de conteúdo.

Como foi apresentado neste artigo, as atividades físicas são muito importantes para o nosso organismo e para a nossa saúde mental. Contudo, é sempre recomendável uma avaliação médica e, se possível, o acompanhamento de um profissional habilitado, antes do início de qualquer prática. Desse modo, é possível absorver todas as vantagens que uma atividade física pode proporcionar.


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: