Não é novidade, a prática de exercícios físicos faz bem e é indispensável para a saúde do nosso corpo. Mas é importante ter consciência de que os benefícios vão além de músculos bem definidos e de manter o peso nos padrões considerados ideais pela sociedade. Neste texto você vai descobrir de que forma a musculação contribui para uma boa qualidade de vida. Está pronto? Vamos lá!

 

O que o exercício físico é capaz de fazer?

Durante e também após a prática de atividades físicas, normalmente sentimos uma sensação de bem-estar. O ânimo melhora, ficamos mais felizes e dispostos, já notou? Mas isso não é mágica, é culpa da endorfina, uma substância natural produzida pelo nosso cérebro. Exercitar-se é uma ótima maneira de fazer com que o nosso corpo libere esse hormônio.

Para você entender melhor, a endorfina, assim que é estimulada, possui um efeito analgésico quase que instantâneo, aliviando o estresse, as tensões e diminuindo a dor. Para ter ideia, outras formas de estimular a liberação dessa substância é dar e receber carinhos, comer, sorrir, receber uma massagem e ter contato com a natureza.

Portanto, a prática de qualquer atividade física, seja ela musculação, dança, luta, corrida ou caminhada, é capaz de promover sensações de bem-estar e felicidade no nosso corpo. Veja agora de que forma a musculação, mais especificamente, atua positivamente na qualidade de vida.

 

Como funciona a musculação?

Musculação é uma atividade anaeróbica, ou seja, que trabalha diversos grupos musculares durante um determinado período. São exercícios que consistem em movimentos controlados e com a utilização de pesos livres ou através de máquinas. Qualquer pessoa pode fazer musculação, a prática quase não tem contraindicações, basta adequar a intensidade, quantidade de peso, tipos de exercícios, dentre outras coisas.

Quer um exemplo? Para as crianças é uma ótima alternativa para melhorar o processo de aprendizado motor, estimula o crescimento, ajuda a gastar energia e mantê-los longe de jogos eletrônicos, computadores e tablets. Para as gestantes, pode melhorar a resistência no parto, proporcionar uma melhor recuperação no pós-parto, prevenir o aparecimento de varizes e o aumento de peso. Já para os idosos, fortalece os ossos, as articulações, músculos e apresenta melhoras no equilíbrio, além de prevenir dores.

Lembrando que a melhor forma de praticar musculação é acompanhado de um profissional qualificado para dar orientações e adequar o treino conforme o seu objetivo.

 

Quais os benefícios da musculação?

De acordo com a ciência, trinta minutos por dia já são suficientes para notar resultados e diversos benefícios à saúde. Portanto, além de melhorar o humor, proporcionar felicidade e sensação de bem-estar, existe ainda outros benefícios, como:

• melhorar a memória;
• otimizar o processo de aprendizado;
• prevenir a obesidade;
• melhorar o tônus muscular;
• prevenir a osteoporose;
• diminuir as chances de diabetes;
• fortalecer o sistema imunológico;
• contribuir para o equilíbrio;
• melhorar a postura;
• melhorar a qualidade do sono;
• aumentar a força e resistência;
• melhorar a autoestima.

É surpreendente, não é? Então, o que está esperando para começar agora mesmo? Qualquer dia é o momento ideal para deixar de lado o sedentarismo e melhorar a sua qualidade de vida. Quer uma dica? Conheça as academias Greenlife. Possuímos profissionais especializados e diversas modalidades, só depende de você!

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: