Vamos começar com uma pergunta importante: durante a prática de exercícios físicos, você respira? Saiba que, apesar de ser bastante comum as pessoas não respirarem ou respirarem incorretamente durante os exercícios, a respiração durante esse momento é importante. Quer ver?

A importância da respiração correta


Respirar corretamente proporciona uma série de benefícios para o indivíduo, como ficar mais relaxado, ter melhor concentração, ficar menos estressado e sofrer uma diminuição da tensão nos músculos respiratórios.

Como deve ser a respiração ao se exercitar?


Se for perguntado às pessoas como elas respiram no cotidiano, elas dirão, provavelmente, que respiram pelo nariz, o que é bom por dois motivos: o ar que entra no pulmão será filtrado pelos cílios das narinas e entrará úmido e quente nos pulmões.

Acontece que esse tipo de respiração nem sempre é o que é pedido pelo nosso corpo quando nos exercitamos. Sabe quando você está se exercitando e precisa abrir a boca para respirar melhor, pois só o nariz não dá conta? Bem, isso é interessante principalmente porque traz conforto durante a atividade física.

Vale dizer que a respiração do homem é de 12 a 20 vezes por minuto. Um valor maior ou menor que isso pode denunciar algum problema de saúde, como asma.

Como respirar corretamente na musculação?


A musculação tende a exigir grande capacidade física do indivíduo, e respirar da maneira indicada para esse exercício é bom até mesmo para aguentar todo esse esforço. Segundo especialistas, o ideal é expirar no momento do esforço e, então, inspirar no retorno.

Quando você expira, seus músculos do abdome acabam se contraindo, o que proporciona maior sustentação no momento do exercício físico. Ou seja, respirar de maneira correta faz tudo ser mais fácil e menos incômodo.

O que acontece se não respirar corretamente na musculação?

Se na musculação você respira de uma forma errada, como invertendo a ordem que foi citada acima, há alguns problemas que podem te atingir. Você pode sentir, por exemplo, dor e desconforto, mas outro problema que pode acontecer é o de o exercício não surtir efeito.

Como respirar corretamente na corrida?


A corrida segue uma regra diferente para a respiração. Na verdade, o que se percebe nas recomendações de respiração na corrida é que não há uma regra clara. Cada pessoa tem um ritmo próprio, então pode procurar respirar da maneira como for melhor para ela.

No começo, é possível inspirar com o nariz e soltar o ar com a boca, mas, conforme a corrida fica mais intensa, o corpo pede uma maior ventilação, e então será necessário respirar com a boca.

O que acontece se não respirar corretamente na corrida?


Deixar de respirar da maneira recomendada na corrida pode fazer com que você canse mais rápido, além de sentir uma espécie de dor na lateral do corpo. Essa dor é fruto de uma cãibra no diafragma.

Essa cãibra pode ter duas causas: a primeira delas é respirar incorretamente, como citamos agora, e a segunda é conversar enquanto corre.

Tendo em vista os benefícios de respirar corretamente e os malefícios de fazer o contrário, vale a pena dar uma olhada na sua respiração enquanto se exercita, não acha?

Agora a Greenlife conta com o NutriGreen, acompanhamento nutricional online, para lhe ajudar a obter os melhores resultados. Faça seu acompanhamento nutricional exclusivo com a qualidade da marca Greenlife.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: