A hipertensão é uma das maiores preocupações quando o assunto é saúde. Isso porque, quem sofre de pressão alta, acaba tendo mais riscos de desenvolver doenças cardíacas que pode inclusive levar à morte.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, estima-se que a hipertensão afete 30% da população brasileira.

Como o quadro costuma evoluir de forma lenta, sem que as pessoas notem os sintomas, a sugestão é procurar prevenir a hipertensão, independentemente da idade e gênero.

E a melhor forma de evitar a pressão alta é praticar atividade física e se alimentar corretamente. Vamos falar mais sobre o tema a seguir!

O que é hipertensão?

Conhecida como pressão alta, a hipertensão é o aumento descontrolado da pressão quando o sangue circula pelas artérias. É uma doença silenciosa que se caracteriza pela aferição da pressão acima de 140 x 90 mmHg, por um longo período.

Com vasos sanguíneos tendo dificuldade ara fazer o sangue circular, o coração acaba tendo que bater com mais força, levando ao quadro de pressão alta.

Infelizmente, é uma doença bastante comum entre os brasileiros, mas a boa notícia é que ela pode ser evitada com uma mudança no estilo de vida.

O que pode ocasionar a hipertensão?

Há casos em que a hipertensão é ocasionada por conta de fatores genéticos, quando familiares apresentam a doença, como os pais, e os filhos também podem desenvolver com o tempo.

Porém, em sua maioria a hipertensão ocorre por conta do estilo de vida, devido a uma alimentação desregrada, sedentarismo, excesso de álcool e cigarro.

A obesidade é outro fator que pode levar o indivíduo a ter pressão alta, por isso a importância da atividade física e alimentação saudável.

Sintomas da hipertensão

Apesar de ser uma doença silenciosa para a maioria dos pacientes, pode acontecer de algumas pessoas apresentarem sintomas bem específicos que acabam nem levando a uma desconfiança sobre a hipertensão.

Veja a seguir alguns dos sintomas para se atentar:

  • Dor de cabeça, geralmente atrás da nuca
  • Zumbido no ouvido
  • Visão turva
  • Dor de cabeça
  • Dores no peito
  • Sangramento da narina
  • Sonolência
  • Tonturas e enjoos

Caso apresentar alguns dos sintomas por um período longo, é hora de averiguar com um médico para confirmar o diagnostico de hipertensão.

A importância da atividade física para controlar a hipertensão

Se você confirmou o seu diagnóstico de hipertenso, é hora de mudar o seu estilo de vida, começando pela prática esportiva.

De acordo com recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia, todo adulto deve realizar pelo menos 30 minutos diários de exercícios físicos.

Atividades aeróbicas como caminhada, corrida, bicicleta, dança, natação são ótimas para o controle da hipertensão.

A atividade física é benéfica, pois contribui para que os níveis de colesterol bom aumentem. Além disso, a glicose diminui e faz com que o emagrecimento ocorra de forma natural, controlando assim a pressão alta.

Para uma melhor performance e manutenção da saúde, é indicado alternar entre atividades aeróbicas e musculação. Além disso, procure beber bastante água e se alimentar de frutas, verduras e legumes.

Bora movimentar o corpo?

Inicie agora mesmo a sua rotina de atividades físicas. Em nossa academia você conta com profissionais especializados que irão ajudar você a se exercitar de forma saudável e com responsabilidade.

Acesse nosso site e conheça os planos.


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: