O “dia do lixo” é muito famoso no universo de quem se exercita e faz dieta. Inclusive, muita gente diz que só consegue manter a alimentação balanceada ao longo da semana pensando que esse dia vai chegar e aí será possível fazer uma refeição mais pesada e calórica.

No entanto, ainda existem muitas dúvidas a respeito desse assunto e as principais delas são: afinal, fazer o dia do lixo é realmente necessário? Isso é benéfico? É indicado para quem deseja emagrecer ou para quem está focado na hipertrofia? Tire todas essas dúvidas com a gente agora!

 

Escolher um dia da semana para fazer uma refeição calórica e pobre do ponto de vista nutricional (doces, frituras, alimentos industrializados) não é uma necessidade, mas pode ajudar quem está em dietas muito restritivas, especialmente atletas. Também chamado de “day off”, esse dia é uma forma de recompensar a si mesmo por ter seguido a dieta à risca durante a semana. Justamente por isso, ele serve como fator de motivação, pois sabendo que haverá o momento de “enfiar o pé na jaca” pode ser mais fácil manter a disciplina nos outros dias.

 

Para quem segue uma dieta menos rígida, muitos profissionais afirmam que o dia do lixo não existe. Afinal, no próprio dia a dia a pessoa acaba fazendo uma refeição mais pesada e depois compensando. Essa prática é própria da rotina de quem tem um cardápio bem inflexível.

 

E o dia do lixo funciona para alguma coisa, além de motivar? Na verdade, sim! Ele previne o famoso “efeito platô”, que seria o seguinte: para quem tem uma rotina muito regrada de alimentação e exercícios, chega um momento em que o organismo se acostuma e a pessoa para de perder peso ou de ganhar massa muscular. Adotando o “day off”, o corpo se obriga a acelerar o metabolismo para digerir aquela quantidade maior de alimentos e, voltando à rotina logo no dia seguinte, o metabolismo continua acelerado. É como se fosse “dar um choque” no próprio corpo!

 

Mas, para que esse dia realmente atenda ao que se propõe, vale observar algumas dicas:

• Nada de comer “lixo” durante o fim de semana inteiro, porque isso pode colocar a perder todos os resultados da dieta que você se esforçou tanto para manter. Na realidade, o que os especialistas indicam é que seja feita apenas uma refeição “off” por semana, ou seja, nem mesmo um dia inteiro;

 

• Se preferir, no “dia do lixo” você pode manter os mesmos alimentos que já fazem parte da sua dieta, mas apenas aumentar a quantidade deles;

 

• Ao longo da semana, faça diferentes refeições no seu “day off”, para matar a vontade de comer aquilo que você mais gosta e acaba não podendo quando está na dieta;

 

• Nesse dia, consuma, no máximo, 1000 calorias a mais do que você já é acostumado;

 

• Se o seu objetivo é ganhar massa magra, faça um “day off” com mais carboidratos e menos proteínas. Assim, quando voltar à dieta e consumir mais proteínas, o aumento de massa magra vai ser intensificado.

 


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: