Aprender a acelerar o metabolismo naturalmente pode ser uma estratégia eficaz tanto para quem quer aumentar a queima calórica (e consequentemente, perder aqueles quilinhos acumulados na balança) como também para os que desejam melhorar o funcionamento do organismo de maneira geral e, assim, obter mais qualidade de vida e bem-estar.

Mas pode ficar tranquilo(a): por aqui não estimulamos que você passe a viver de alface, que corte os carboidratos e muito pelos que simplesmente pule o jantar, ok?

Além disso, já que entramos nesse assunto, já fica a dica: os carboidratos são fundamentais para o bom funcionamento metabólico, uma vez que eles fornecem energia necessária para o corpo, incluindo músculos, células sanguíneas e sistema nervoso. Sem eles, você automaticamente fica sem energia, seu corpo fica lentinho(a) e o resultado pode ser até o acúmulo de peso.

Outras dicas simples e surpreendentes para acelerar o seu metabolismo são:

01. Faça café da manhã

Em hipótese alguma! A máxima de que essa é a refeição mais importante do dia não é mentira, viu? Por isso, se você faz parte do time da galera que não toma café, já passou da hora de inseri-lo em sua rotina.

A justificativa é simples: pela manhã é o momento em que o nosso metabolismo mais precisa de energia – e sem uma alimentação adequada aqui, ele simplesmente se vê “obrigado” a diminuir o consumo energético no restante do dia, o que definitivamente não é algo que nós queremos.

02. Água e mais água

Aí está outra dica muito simples e que pode fazer toda a diferença em seu metabolismo – beber água corretamente.

O recomendado é beber pelo menos 2 litros de água por dia. Mas se você quiser uma conta mais exata, multiplique o seu peso por 0,35 e essa é a quantidade que você precisa para estar bem hidratado, com corpo e metabolismo em funcionamento pleno.

03. Não pule refeições

Pare de uma vez por todas com essa ideia de que precisa ficar sem comer (ou comendo muito pouco) para emagrecer.

Não pule as refeições, se alimente bem e evite longos períodos sem se alimentar – ou o seu metabolismo ficará bem preguiçoso.

04. Controle (mas não elimine) o docinho

Precisa comer um docinho para se sentir completa? Não tem problema! Mas ao invés de fazer isso em qualquer horário, faça-o de maneira programada, comendo-o logo após uma refeição principal (como almoço ou janta).

Dessa forma, a comida acaba segurando o índice glicêmico do açúcar, diminuindo picos de insulina no organismo. 1×0 para o metabolismo (e para a saciedade!).

05. Prefira comer cereais com baixo índice glicêmico

Pelos mesmos motivos citados acima, você pode substituir cereais com alto índice glicêmico pelos cereais de baixo e ricos em fibra, como a aveia, chia e grãos integrais.

06. No almoço ou janta…

Comece a refeição pelas verduras e legumes, que possuem mais nutrientes e fibras, além de menos calorias. Eles não só estimulam o bom funcionamento do seu metabolismo, como também aumentam a saciedade, fazendo com que você coma menos dos outros alimentos.

E aí, pronto(a) para dar aquele up no seu metabolismo com essas dicas? Depois, conte para gente como foi a experiência.

 


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: