beach tennis, ou tênis de areia, foi criado na década de 80, chegou ao Brasil apenas em 2008 e só recentemente vem se popularizando.

Só para se ter uma noção, a Confederação Brasileira de Beach Tennis mostrou que apenas nos últimos três meses de 2020 o número de atletas cadastrados por lá aumentou 50% e, em todo o Brasil, já são mais de 200 mil praticantes.

Um dos motivos que justifica essa expansão no esporte é a própria pandemia – o beach tennis é jogado em poucas pessoas (sozinho ou em dupla), realizado ao ar livre e não demanda contato físico entre os jogadores.

E nada de pensar que ele não existe em cidades sem praia, viu? Nas capitais sem litoral o esporte já está tão consolidado quando nas cidades praianas e ele pode ser jogado em quadras ou clubes esportivos.

A seguir, vamos falar sobre os 7 principais benefícios do beach tennis.

1. Fortalecimento muscular

Quem quer fortalecer a musculatura corporal como um todo pode se encontrar no beach tennis.

Os principais destaques ficam para as pernas (já que é necessário correr atrás da bolinha) e também para a região estabilizadora do core (formada pela lombar, abdômen e quadril), uma vez que estamos falando de um esporte praticado na areia que exige força nessa área para manter estabilidade e equilíbrio.

Ombros e braços também não ficam de fora e são trabalhados com as raquetes.

2. Alto gasto calórico

A movimentação corporal completa e intensa, corridinhas para lá e para cá e a própria instabilidade provocada pela areia fazem com que o beach tennis seja um esporte com altíssimo gasto calórico. Estima-se uma queima de em média 500 a 700 calorias durante uma hora de partida.

3. Baixo impacto para as articulações

Quem sente dores nas articulações, como joelhos, tornozelos e quadril, tem mais uma razão para investir no beach tennis: a modalidade promove baixíssimo impacto articular por conta da areia, que amortece as aterrissagens e passadas.

4. Coordenação motora e agilidade

Durante as partidas, os jogadores são estimulados a se movimentar rapidamente e devem ter coordenação motora para equilibrar os movimentos dos membros inferiores e superiores. Mais um excelente motivo para praticar esse esporte, não é mesmo?

5. Condicionamento aeróbico

Fôlego e resistência também são fundamentais quando falamos dessa modalidade esportiva. Sendo assim, o beach tennis pode ser um aliado e tanto de quem está precisando praticar uma atividade aeróbica e ganhar fortalecimento cardiovascular.

6. Concentração e foco

O beach tennis é uma atividade que exige foco e concentração do atleta, uma vez que é necessário estar atento não só às próprias jogadas ou da sua dupla, mas também às jogadas dos oponentes. É preciso ficar ligado nas estratégias, além de obter preparo para rebater a bolinha e vencer a partida. Nem precisamos explicar porque foco e concentração são tão importantes, não é mesmo?

7. Fácil de aprender e jogar

O beach tennis é uma modalidade fácil de aprender, com regras simples e que pode ser jogada por pessoas de qualquer idade, desde as crianças até os mais velhos.

 


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: