Que o consumo excessivo de álcool é prejudicial à saúde muita gente já sabe, mas, será que aquela cervejinha do final de semana atrapalha quando o assunto é ganhar músculos?

A ingestão do álcool não está diretamente atrelada ao ganho de peso. Este fator está mais relacionado com outros produtos ou alimentos que são consumidos junto com bebidas alcoólicas, os famosos petiscos.“O álcool não engorda, pois ele não é convertido em gordura. O corpo na verdade expulsa o álcool já que é um composto tóxico para o organismo.” ressalta o especialista em emagrecimento e educador físico da Greenlife Academias Wellington Pontes.

 Porém, o consumo em excesso pode alterar o funcionamento do organismo, causando muitas vezes o desequilíbrio, a falta de memória, a irritabilidade e até sonolência no indivíduo.

Quem treina para emagrecer ou ganhar massa muscular, mas não quer abrir mão da cervejinha deve se atentar a algumas informações… Se a finalidade dos treinos for o emagrecimento, o ideal é evitar o consumo de bebidas compostas de álcool, mas se o intuito for o ganho de massa muscular, a notícia não é tão ruim. “Se consumido em excesso ou for uma fonte fermentada e o objetivo for emagrecer sim, atrapalha os resultados, mas se o objetivo é hipertrofia muscular, existem estudos que mostram que os efeitos negativos não são tão alarmantes como a maioria das pessoas pensam”. Afirma o especialista.

É possível conciliar álcool com musculação e ter bons resultados?

Sim, é possível! O que vai, de fato, interferir no resultado dos treinos é a quantidade ingerida de bebidas. “Se o objetivo for Hipertrofia não há evidências científicas que comprovem prejuízos realmente significativos”, destaca Wellington.

É importante lembrar que, apesar de não haverem estudos que comprovem  que a ingestão alcoólica é muito prejudicial no ganho muscular, também não há benefícios.

Apesar de sabermos que o álcool possui propriedades que podem prejudicar o ganho de massa muscular, muitas pessoas não possuem intenções profissionais com o esporte e, portanto, não serão grandemente afetadas com o consumo dele, caso seja com moderação.

Vale ressaltar que não estamos estimulando o consumo de álcool, apenas quebrando alguns paradigmas relacionados ao tema, e se você não for um atleta de alto rendimento, a diferença entre consumir álcool moderadamente e não consumir não é tão impactante no seu resultado final.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: