Afinal, quantas vezes por semana é indicado malhar? Eis um questionamento problemático e que tem posicionamentos diversos. Há quem defenda duas ou três vezes por semana, existe quem indique malhar cinco vezes, outros defendem que seis vezes semanalmente é necessário.
O fato é que tal resposta só pode ser dada, levando em conta o que a pessoa deseja, quais resultados ela pretende. Quando se treina, os objetivos costumam ser distintos. Existe quem quer fortificar a musculatura, quem deseja emagrecer, quem malha por questões relacionadas à saúde, entre outras particularidades.
Uma coisa elementar é que os elementos externos à academia contam para o resultado corporal. Não adianta pegar pesado no treino e não seguir uma dieta, não ter um descanso adequado ou cometer excessos com álcool, por exemplo.
Para chegar ao resultado desejado é imprescindível adotar novos hábitos que corroborem com o treino.
Mas afinal, quantas vezes por semana é indicado malhar? Deve-se malhar aos sábados e domingos?
Malhar no final de semana?
Primeiramente, é preciso levar uma série de fatores em consideração para responder tal questionamento.
A condição física é um dos principais fatores a ser levado em consideração. Isso ocorre porque pessoas que treinam há mais tempo possuem um condicionamento físico mais preparado para um treino mais intenso e para chegar ao resultado desejável.
Diferentes de pessoas que não são tão acostumadas à rotina de exercícios físicos. Nesse caso, é preciso ter mais cautela, afinal, é preciso evitar lesões. É necessário adequar o treino para fortalecer a musculatura e deixá-la apta à hipertrofia.
Podemos falar então em malhar de quatro a cinco vezes por semana, nesse caso. Isso ocorre porque é imprescindível o descanso no afã da musculatura se regenerar após o desgaste decorrente do exercício. Nesse contexto, percebe-se que é relativo. Porém malhar aos finais de semana acaba sendo benéfico e muitas vezes essencial, seja para o descanso da musculatura e seguir o treinamento à risca ou mesmo em função da rotina das pessoas.
As pessoas têm rotinas diferentes. Nem todos podem ir à academia regularmente em datas certas. Nem todos possuem o mesmo tipo de treinamento de quem deseja fortificar a musculatura ou emagrecer com urgência. Nesses casos, a academia aos finais de semana surge como uma opção válida. Inclusive existem pessoas que treinam somente no final de semana. Isso dá resultado? Pois a resposta é positiva, dependendo da seriedade do treino e dos hábitos.
Tudo é uma questão de adequação, se a pessoa treina duas ou três vezes por semana, o treino é mais concentrado, mais intenso. Quem treina cinco vezes por semana, tem mais flexibilidade e mais moderação, tudo é questão de ajuste.
Outra questão vital é intercalar os treinos. Se a pessoa gosta de ir à academia quase todos os dias, não há porque não fazer isso. O importante é intercalar, não fazer exercícios em dias consecutivos que mexam com a mesma região do corpo.
O ideal nesses casos é a escolha de exercícios diferentes e que não concorram entre si. Por exemplo, crossfit concorre com a musculação, logo, não se deve realizá-los um em cima do outro.
Malhar aos finais de semana é uma alternativa válida e muitas vezes necessária.
Acesse nossa página
Acesse nosso conteúdo, visite nossa página e venha conhecer nosso espaço. Faça um orçamento e adequaremos seu treino de acordo com a especificidade requerida. Venha viver uma experiência única na Greenlife, clique aqui!
Categorias
- Alimentação
- Alongamento
- Atividade Física
- Ballet Green
- Beleza
- Bike Indoor
- Condicionamento Físico
- crossfit
- Depoimentos
- Emagrecimento
- Eventos
- Ginástica
- Greenzone
- HIIT
- Hipertrofia
- Infância e adolescência
- Judô
- Lutas
- Método DeRose
- Muay Thai
- Musculação
- My Gym
- Natação
- Nutrição
- Pilates
- Resultados
- Saúde
- Sem categoria
- Suplementos