Muitos pais, que já possuem certa experiência com exercícios físicos e academias, desejam matricular seus filhos para que eles também comecem desde pequenos a ter uma vida saudável com treinos e exercícios.
Mas afinal de contas, existe idade certa para matricular crianças na academia? Quais os tipos de exercício que os pequenos podem fazer? Que cuidados devem ser tomados? Essas e outras questões você confere no texto a seguir. Boa leitura!
Não existe uma idade certa para que a criança comece a praticar idade física, no entanto, elas precisam ser agradáveis e adequadas à idade da criança, caso contrário, além dos riscos inerentes a uma prática perigosa, o interessa do pequeno por ela não vai ser dos maiores.
Quando ainda na fase de crianças, o essencial é que as atividades acompanhem o seu ritmo de crescimento, desenvolvimento, bem como levem em consideração as suas limitações. Algumas atividades como a dança, caminhadas e jogos são bastante indicadas para essa fase, pois além de muito benéficas, são bastante apreciadas pelos pequenos.
Já na fase da adolescência, o indicado é que a aptidão física seja estimulada, com isso será mais fácil que aquele adolescente possa se tornar um adulto cujo estilo de vida é saudável. No entanto, esse processo deve ser iniciado logo no começo da adolescência, inclusive como forma de controle ou prevenção da obesidade, um fator bastante comum nos dias de hoje.
Seja em aulas na academia ou em exercícios feitos regularmente em casa ou na rua, os benefícios são inúmeros. Através da prática regular de exercícios físicos adaptados às suas idades, limitações e condicionamentos, tanto crianças quanto adolescentes passam a contar com:
– Melhora do equilíbrio;
– Aumento da concentração;
– Auxílio no controle de peso;
– Aumento da flexibilidade corporal;
– Aumento da força muscular;
– Colesterol controlado;
– Desenvolvimento corporal;
– Redução do risco de lesões;
Esses são alguns dos benefícios em começar a praticar atividades físicas desde a infância. Alguns pais são bastante preocupados em relação à duração dos exercícios praticados pelos filhos. O indicado é que eles pratiquem pelo menos 60 minutos diários de atividades físicas, sejam elas mais vigorosas ou moderadas.
Ele pode escolher entre correr, nadar, pedalar ou saltar, são inúmeras as opções disponíveis. A musculação só pode passar a ser considerada como uma opção a partir dos 6 anos de idade, que é quando ela se torna uma prática segura para as crianças.
No entanto, assim como acontece com os adultos, e ainda mais importante quando falamos sobre musculação para crianças, o auxilio de um profissional é indispensável. Apenas ele poderá indicar as melhores séries de treinos de acordo com o condicionamento físico do pequeno, e claro, levando sempre em consideração as suas limitações e o seu crescimento.
O indicado é que as sessões de musculação para crianças durem entre 40 e 50 minutos, e que sejam feitas de 2 a 3 vezes durante a semana, exercitando os principais grupos musculares nesse tempo. A carga deve ser moderada, e o acompanhamento do profissional deve ser constante.
Clique aqui e agende uma aula experimental para seu filho(a)!
Categorias
- Alimentação
- Alongamento
- Atividade Física
- Ballet Green
- Beleza
- Bike Indoor
- Condicionamento Físico
- crossfit
- Depoimentos
- Emagrecimento
- Eventos
- Ginástica
- Greenzone
- HIIT
- Hipertrofia
- Infância e adolescência
- Judô
- Lutas
- Método DeRose
- Muay Thai
- Musculação
- My Gym
- Natação
- Nutrição
- Pilates
- Resultados
- Saúde
- Sem categoria
- Suplementos