Além de perder peso e ganhar massa muscular, outro objetivo procurado nas academias é o aumento da resistência física. Muitos desejam, por exemplo, correr 20 minutos na esteira sem se sentir sufocado, praticar o seu esporte favorito sem ficar dias exausto, subir escadas ou fazer qualquer esforço sem alterar a respiração, enfim, ter mais energia no dia a dia.

Embora seja comum as pessoas se dedicarem aos exercícios cardiovasculares – como correr e andar de bicicleta – para alcançarem resistência física, a força também é um elemento importante, já que os músculos das pernas, quando bem trabalhados, impulsionam cada movimento que você executar.

Mas além de força nas pernas, o coração e o pulmão precisam estar saudáveis, caso contrário, sua capacidade respiratória ficará comprometida e o cansaço será cada vez maior.

Listamos 8 dicas para você melhorar a resistência física. Veja a seguir:

1. Mescle dias de treino de cardio e dias de resistência


É comum reservarmos um dia para cardio e outro dia para resistência (musculação). Em vez disso, busque combinar os dois no mesmo dia, assim, mais músculos vai conseguir trabalhar, mais estímulo vai proporcionar ao seu sistema cardiovascular e mais resistência você vai desenvolver.

2. Corra regularmente

Quanto maior for a frequência de corridas, mais fôlego você vai ter para fazer os exercícios, já que vai estar trabalhando habitualmente o sistema respiratório e cardiovascular, reduzindo a sobrecarga no coração ao realizar esforço físico.

3. Respire corretamente
Procure controlar a ação de entrada e saída de ar para não ficar ofegante, assim a respiração continuará automática. É importante, também, buscar trabalhar a respiração abdominal e não torácica, pois além de ser a forma natural de respirar, ainda possibilita absorver mais oxigênio.

4. Diminua o tempo de descanso


Geralmente, o tempo de descanso entre uma séria e outra é de 30 a 60 segundos. Procure reduzir, aos poucos, esse intervalo, isso vai ajudar você a ter mais resistência.

5. Cuide dos pulmões
O cigarro é responsável por diminuir a capacidade respiratória. Por isso, não é aconselhável fumar uma hora antes nem uma hora depois de fazer atividade física (caso você seja fumante), pois, nesse momento, os alvéolos estão abertos e prontos para absorver toda a nicotina, dificultando a respiração.

6. Tenha regularidade
Ter constância naquilo faz é o segredo para o sucesso em todas as áreas da vida. O esforço diário é que vai determinar se você vai ou não alcançar seus objetivos. Portanto, estabeleça uma rotina de treinos, isso vai fazer toda diferença na sua preparação.

7. Descanse após a atividade física
Cumpra as 8h diárias de sono para se recuperar da carga de exercícios realizados no dia anterior e estar apto para ter bom rendimento no dia seguinte.

8. Alimente-se bem


Cuidar da alimentação é fundamental para alcançar os resultados e ter mais resistência. Assim, procure fazer refeição leve duas horas antes da atividade, coma bons carboidratos para dar energia e beba muita água antes, durante e após o exercício.

Bons Treinos! 

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: