Se exercitar e ter uma boa alimentação, são fatores essenciais para manter a forma física e a saúde em dia. Por isso, desvendamos 7 mitos sobre atividades físicas, emagrecimento e alimentação:

Mito 1: Posso emagrecer apenas me exercitando?

Praticar uma atividade física é fundamental para queimar calorias, mas o processo de emagrecimento também está diretamente relacionado à sua alimentação e a outros hábitos, como consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e sono. Uma pessoa sedentária pode até emagrecer um pouco se começar a se exercitar, mas não vai obter a perda de peso desejada se não associar outros hábitos positivos aos treinos.

Mito 2: É preciso cortar completamente os carboidratos?

Os carboidratos não são completamente ruins, pois são os responsáveis por garantir o fornecimento de energia para as células. O problema é que consumimos com frequência carboidratos ruins, como farinha branca e açúcar refinado, que possuem baixo valor nutricional e são liberados rapidamente em forma de energia, te deixando cansado e com fome rapidamente.

O ideal é consumir carboidratos bons, como verduras, legumes, frutas e cereais integrais, que são nutritivos e liberam energia de forma constante.

Mito 3: Me exercitar uma ou duas vezes por semana é o suficiente?

Entre nunca se exercitar e se exercitar uma ou duas vezes por semana, é melhor ficar com a segunda opção. Mas o ideal é praticar atividades físicas ao menos três vezes por semana para cuidar da saúde e do peso. Isso não significa que você não deve se exercitar nos outros dias; o ideal é elaborar um cronograma de treinos para você.

Mito 4: Musculação transforma gordura em músculo?

Músculo e gordura são tecidos diferentes e enquanto o primeiro está em todo o corpo, a gordura pode ser encontrada em volta dos órgãos internos e abaixo da pele, entre os músculos. Quando nos exercitamos duas coisas acontecem: queimamos gordura e trabalhamos o condicionamento dos músculos, é daí que vem a confusão.

Mito 5: Para emagrecer é preciso comer sempre os mesmos alimentos?

Algumas pessoas seguem dietas extremamente restritivas, mas isso não é necessário para emagrecer. Essa prática pode, inclusive, dificultar que uma pessoa persista na reeducação alimentar. O correto é comer de forma saudável e inteligente, sempre variando o cardápio e seguindo as orientações do nutricionista.

Mito 6: Quando me exercito posso comer mais?

Muita gente usa os treinos como desculpa para atacar a geladeira e depois reclama que não consegue emagrecer. No caso de treinos de alta intensidade, pode ser que seja preciso consumir uma quantia maior de um determinado grupo de alimentos, mas de modo geral, é preciso comer melhor e em porções menores e praticar regularmente uma atividade física para emagrecer.

Mito 7: O horário ideal para malhar é assim que acordamos?

Algumas pesquisas indicam que se exercitar logo pela manhã e até em jejum, garante resultados melhores, mas o horário ideal vai variar de pessoa para pessoa. Por isso, visite um médico ou nutricionista para entender suas necessidades e converse com um personal na academia para te orientar.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: