Provavelmente você ou alguém muito próximo já tentou emagrecer de forma mais rápida e com “receitas” milagrosas vindas da internet ou porque funcionou para outra pessoa, não é? Entretanto, se as dietas ou até mesmo exercícios forem feitos de forma incorreta, podem ser prejudiciais a sua saúde. Então confira 6 erros mais comuns que são cometidos por quem quer perder peso!

1. Passar fome

Irritabilidade, nervosismo, impaciência e tristeza: esses sentimentos combinam com a palavra saudável? A resposta é NÃO! Muitas pessoas acham que realmente só os quilos que importam, mas para emagrecer, é preciso focar também na saúde.

Entre 24 e 48 horas sem comer o metabolismo do corpo começa a ficar bem mais lento. Isso ocorre porque o glicogênio, o qual está armazenado nos músculos e no fígado, vai se esgotando e a energia das células diminui. Além de todos os sentimentos citados acima, ficar sem comer por muito tempo pode trazer danos mais severos na pressão arterial, convulsões e danos cerebrais.

2. Não realizar atividades físicas

Para emagrecer de verdade, é preciso conciliar uma dieta indicada por um nutricionista e complementar também com os exercícios físicos. Estes, não são indicados apenas para a queima de calorias, mas porque também promovem um melhor funcionamento biológico e condicionamento físico. Além disso, o risco de adquirir doenças cardiovasculares também diminui.

3. Automedicação para emagrecer

Tomar remédios sem a prescrição médica pode ser prejudicial à saúde, isso todos sabemos. Entretanto, os efeitos colaterais dos que são indicados para a perda de peso podem trazer o efeito rebote, ou seja, trazer sintomas muitas vezes que sequer existiam como tontura, emagrecimento demasiado, taquicardia, entre outros.

4. Usar somente produtos light e diet

Muitas pessoas acreditam que produtos que possuem esses termos são mais saudáveis por possuírem menos açúcar ou com menos gordura. Mas não se pode esquecer que eles têm outros aditivos químicos que fazem com que nutrientes essenciais para nosso organismo seja absorvido lentamente. O ideal, segundo especialistas, é diminuir a quantidade da porção desses alimentos, seja o original ou nas versões citadas acima.

5. Se comparar com outras pessoas

Seguir pessoas nas redes sociais que incentivam a melhor qualidade de vida e consequentemente a saúde, é uma coisa. Outra é acompanhar perfis que podem lhe fazer mal por justamente comparar o físico e esquecer que cada um tem um processo.

Sempre achamos que a grama do vizinho é mais verde, mas o que muitos não dizem é que somos seres diferentes, com corpos diferentes e que, por exemplo, a dieta que fez tal famosa perder muitos quilos pode não ser a ideal para você. Desligue dos resultados alheios e foque nos seus!

6. Desistir no meio do caminho

É normal que queiramos ver os resultados o quanto antes, não é? Mas é um processo que exige paciência sobretudo com você mesmo.

Emagrecer com saúde é muito melhor que de forma rápida e que ainda possa acarretar sérios danos como perda de nutrientes e vitaminas essenciais ao nosso organismo. Lembre-se que só você pode fazer isso por si mesmo. No começo é mais difícil, mas depois se torna hábito quando se trata da reeducação alimentar e treino.

Não deixe que esses fatores te desanimem! Gostou das dicas? Então confira outras em nosso blog!


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: