Atletas de alto rendimento estão sempre desafiando e expandindo os limites do seu corpo. Contudo, é comum que estes atletas também se lesionem. Muitas vezes, a lesão é inevitável, mas há casos em que é possível se prevenir dos riscos tomando medidas relativamente simples.

Neste texto vamos trazer cinco dicas úteis sobre como atletas de alta performance podem evitar lesões. Acompanhe conosco!

Caprichar no alongamento e no aquecimento

O alongamento e o aquecimento são dois momentos essenciais em qualquer atividade física. Eles ajudam a preparar os tecidos musculares, as articulações, nervos e outros tecidos corporais para a movimentação intensa dos exercícios de alta performance. Porém, como são realizados em um ritmo reduzido, o aquecimento e o alongamento tornam os tecidos mais flexíveis e resistentes ao impacto.

Mesmo em esportistas amadores, o alongamento e o aquecimento são essenciais para a prática de exercícios com segurança. Em atletas de alta performance, esta preparação se torna ainda mais importante.

Alimentação e hidratação conforme recomendação nutricional

A dieta de um atleta de alto rendimento precisa estar totalmente conectada com a sua rotina de exercícios físicos, desgaste de tecidos corporais e consumo de energia. A maioria dos esportistas de alta performance tem acompanhamento profissional de nutricionistas e outros especialistas que ajudam a manter a saúde do corpo do atleta.

Contudo, é de extrema importância que o atleta tenha a disciplina para respeitar a dieta e seguir firme a rotina de hidratação que manterão os tecidos do corpo saudáveis, flexíveis, hidratados e resistentes à fadiga e às cãibras.

Treinos de fortalecimento muscular

É muito importante que atletas de alto nível não realizem apenas treinos técnicos, mas que também tenham uma rotina regular de exercícios para o fortalecimento muscular. Ainda que a atividade praticada pelo esportista não penalize tanto certas áreas do corpo, ainda assim é interessante manter suas articulações e músculos bem exercitados.

Além de evitar lesões por estiramentos, rompimento de ligamentos e similares, uma boa rotina de treinos de fortalecimento muscular também otimiza a performance da atividade esportiva, como um todo. Faça de acordo com as orientações do treinador e de sua equipe de apoio.

Respeitar os períodos necessários para descanso

É muito recorrente no universo do esporte de alta performance ouvirmos que o descanso é tão importante quanto o treinamento. E isso é uma grande verdade. Além de permitir um bom desempenho físico na próxima apresentação, respeitar os limites do seu corpo é fundamental, mesmo dentro do universo dos esportes de alto rendimento.

Muitos atletas têm rotinas de recuperação em seus repousos, que podem incluir banhos de gelo, massagens, exercícios de relaxamento e similares. Consulte sua equipe para ter as recomendações mais adequadas para o seu caso.

Utilizar equipamentos e acessórios adequados

Um ponto muito importante para se evitar lesões em atletas de alto rendimento é assegurar-se de sempre utilizar equipamentos e acessórios adequados para os treinamentos e para a execução dos exercícios. Mesmo em práticas pouco intensas, como um treino leve ou uma competição não oficial, é importante estar totalmente protegido para evitar lesões inesperadas.

Este artigo foi útil? Compartilhe!


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: